A fênix de duas cabeças simboliza a fênix que pensa dualmente, pois possui apenas um corpo, o que a faz diferente das demais.
Carrega com ela uma espada, que tem simbolismo de justiça. Em algumas versões aparece com o selo 33 no peito, que representa os 33 graus da maçonaria escocesa. A fênix olha para os dois lados opostos que também representa a visão do todo, além de fênix, ser um animal mitológico que morre e nasce novamente das cinzas.
A ordem é algo bom no mundo, pois tudo que possui ordem está destinado a ter um bom resultado, seja no trabalho, na escola, na família,... a ordem é o parâmetro da bondade e da paz, tudo que está em ordem se encontra também em harmonia. O universo está em ordem, pois o Sol movimenta os planetas sem toca-los, mas nenhum planeta se choca com outro ou é sugado pelo Sol, todos estão girando em perfeita ordem.
O caos no universo existe, como explosões, destruições, mortes,... Mas ele não é visto como algo ruim, e sim como algo necessário. Só existe ordem pois primeiro surgiu o caos. Imagine se não existisse morte, obviamente o mundo se entupiria de pessoas pois um dia não haveria mais espaço, além de que as pessoas teriam 20.000 anos e ficariam bem velhas, quase que inertes devido a imobilidade física. A morte é necessária, pois ela faz com que a alma saia do corpo e renasça em um corpo novo em folha.
Tendo visão sob tal maneira, um maçom acredita na ordem e no caos, mas trabalha a favor da ordem, pois é um ser de luz e consciência. Sabe que a ordem é boa e traz bons resultados, e que o caos pode ser ruim, cabe a ele focar em qual dos dois ele passará a aderir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário