O tarô é uma arte que nos revela segredos ocultos, alguns usam ele para ganhar dinheiro e se beneficiar, o que não é real. Não se pode prever o futuro com ele, mas se pode prever várias outras coisas, como personalidade, ...
O tarô é usado de forma erronia nos dias atuais, no passado era guardado e mostrado apenas aos grandes mestres. Com o tempo foi usado por ciganos, hierofantes, magos e alquimistas, o que o tornou mais comum e publico. O homem que ganha dinheiro fazendo uso do tarô não o pratica de forma correta, o tarô não é algo a ser mostrado a alguém que passa na rua e é parado por um cigano. O tarô original deve ser revelado apenas a membros de ordens que praticam o seu uso original, como a ordem dos caçadores.
Dentro do Tarô existem Arcanos, classificados de duas formas: Os arcanos maiores e os arcanos menores. Na ordem, na maçonaria ou outra doutrina filosófica alquímica, encontraremos estudos dos arcanos maiores apenas, que somam um total de 22. Já os arcanos menores somam mais de 50. É sabido por um membro da ordem que apenas os arcanos maiores nos interessam e como sempre, estudaremos apenas o necessário.
A bíblia e diversas escrituras sagradas utilizam os números como simbologia, seria um equívoco interpretá-los de forma literal, a cabala nos ensina a somar estes números, reduzindo-os ao máximo ate o 22.
Por exemplo, o famoso número 666, cabalisticamente seria:
6+6+6= 18. O Número 18 significa o Arcano Crepúsculo, que representa o inimigo, ou satã, que não é outro senão nossas próprias imperfeições como ódio, luxúria, inveja e etc.
Os Arcanos Maiores
Os arcanos maiores do tarô são um conjunto de 22 cartas, cada uma possui um atributo diferente e uma característica numeral. Acredita-se que, os números representam a quantidade e a realidade das coisas, tudo é contável em uma progressão ordinal. Os números nos revelam apenas a verdade, acredite.
OBS: Existem baralhos de diferentes lugares, como arcanos egípcios, arcanos gregos, então iremos reproduzir algumas imagens do mesmo arcano porém de lugar diferentes.
Vejamos o I Arcano
Arcano I ( O Mago ou O Alquimista )
Arcano 2 ( A Sacerdotisa )
A sacerdotisa é o arcano II. No tarô o um é masculino e o dois é feminino. O dualismo existe nos arcanos e nos revelam que, o número dois é na verdade um número sagrado que representa a feminilidade. Se os número tivessem gêneros, o numero dois serie feminino. A sacerdotisa representa a mulher sagrada, aquela que estuda e compreende os mistérios da natureza e da sua natureza.
Vemos uma lua cheia no topo de sua coroa e uma lua crescente sob seus pés. Isto indica a polaridade femininacaracterizado pela lua.
A cruz em sua vestimenta diz que sem ela não há salvação. Todos necessitam da Divina Mãe para voltar a Deus, ninguém
volta a Divindade sem levantar as serpentes da kundalini.
Quando uma kundalini sai da base da espinha e chega ate o topo da cabeça, A Divina Mãe encontra seu ‘‘esposo’’, que é Shiva, o Espirito Santo. Os dois pilares, um claro e outro escuro, mostram a luta entre a luz e as trevas, que ocorre entre o homem contra suas
próprias imperfeições. Para isto devemos nós auto-observar e suplicar a Divina Mãe que nos tire aquele defeito quantas vezes for preciso, seja inveja, luxúria, ira e etc.
Embora Ela seja virgem, mesmo antes e depois do parto, as Romãs ao fundo indicam atividades das polaridades masculina e feminina.
O livro que tem em mãos guarda o segredo dos segredos, o
Mistério do Grande Arcano, a Alquimia Sexual que é a chave
para despertar a força mais poderosa de todo Universo, capaz de dar ao homem suas capacidades divinas, seus poderes psíquicos ate então latentes.
O 1 significa masculino e 2 feminino.
Dois são os tubos da kundalini, Inda e Pingala, como são representados numa antiga ilustração cabalística abaixo:
Repare novamente os símbolos do sol e da lua.
Analisando o 2 vemos a questão da dualidade; bem e o mal, dia e noite, quente e frio e etc. A dualidade do bem e do mal existe neste plano inferior como um teste para uma alma enviada por sua Mônada. Tudo isto tem de ser superado, pois a união da alma com Deus está alem de todas as coisas. O Cosmos permite que o mal exista por que ele tem o seu papel no Universo. Há um ditado ocultista que diz que tomamos as portas do Paraíso por assalto e isto é pura verdade, pois devemos roubar do mal a ciência da vida de da morte, compreendê-lo e superá-lo.
Arcano 3 ( A Imperatriz )
A majestosa é coroada com uma diadema de estrelas e segura um cetro encimado por um globo, eis a ilustração da alma cristalizada.
O escudo de coração é o emblema da vida, e teu símbolo o emblema de Vênus.
A vegetação assim como seus adornos associa-se com a Deusa-Mãe, alguns tarôs a trazem grávida por simbolizar o segundo nascimento, o nascimento da alma com a Alquimia
sexual. As águas do batismo que diz a bíblia são as águas seminais, é o próprio sêmen que deve ser transmutado em fogo sagrado, ninguém é salvo sem o batismo, que é interpretado de
forma literal pela seita católica que crê que seja simplesmente aquele batismo que vemos nas igrejas.
E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem depois de mim (Jesus) é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com o fogo.(Mateus Cap.3,V. 11-12.)
Disse Jesus ‘‘Em verdade vos digo, aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus. O que nasceu da carne, é carne e o que nasceu do espírito é o espírito.’’
‘‘ Então surgiu um grande milagre do céu; uma mulher vestida de sol,(...) e uma coroa de doze estrelas sobre a cabeça. Ela estava grávida e chorava sofrendo as dores do parto’’ Apocalipse 12:1-2.
O trecho bíblico se refere à alma cristalizada, as dores do parto são as dores que a alma sofre para se aperfeiçoar, para dar a luz a um novo nascimento.
Em Apocalipse nos versículos 13 e 14 no capitulo 16 vemos:
‘‘E vi sair da boca do Dragão, da boca da Besta e da boca do falso profeta 3 espíritos imundos, semelhantes a rãs.’’
Estes 3 demônios são os agregados psíquicos presentes no
corpo mental, corpo astral e corpo casual de cada pessoa, que devem ser extintos através do trabalho de revolução espiritual.
O poderoso mantra I.A.O. resume o poder mágico do triangulo de elementos alquímicos:
I (Ignis)- fogo
A (Aqua)- água
O (Origo)- princípio
Quem quiser subir a kundalini deve trabalhar com a Alquimia, eis seus elementos: enxofre (fogo), mercúrio (água) e sal (terra filosofal [organismo humano]).
Arcano 4 ( O Imperador )
O imperador sentado no seu trono trabalhado na rocha demonstra o reinar sobre o mundo da matéria. O símbolo de Áries decorado no trono índica a virilidade, o poder sexual. Em mãos um símbolo fálico (cetro) e um uterino (orbe).
O Arcano IV é o misterioso e santo Tetragrammaton. O
nome do Eterno tem 4 letras: Iod, He, Vau e He.
Iod é o homem He é a mulher Vau é o falo
He é o útero
A Cruz tem 4 pontas, indicando cada um dos elementos: terra, água, fogo e terra, cruz que devemos lançar sobre as costas, a própria iniciação.
Vemos também 4 animais sagrados tanto da esfinge egípcia quanto na de Ezequiel.
esfinge de Ezequiel |
O leão oculta o enigma do fogo
O homem oculta o mercúrio da filosofia secreta
A águia indica o ar
O touro indica a terra
Devemos seguir o exemplo da Mãe natureza; a água dos rios, mares e oceanos, esquentada pelo fogo do sol, transforma-se em nuvens que ascendem até o céu, e depois se convertem em raios e trovões. Assim é o laboratório alquímico que é o próprio corpo humano, as águas seminais são voláteis e devem ser
transmutadas.
O evangelho de Marcos é simbolizado por um leão (fogo) O evangelho de Mateus por um jovem (água)
O evangelho de João por uma águia (ar)
O evangelho de Lucas por um touro (terra)
Os 4 evangelhos simbolizam os 4 elementos da natureza e a realização da grande obra (Magnum Opus).
Temos também as 4 leis do karma que são:
"(...) A lei de ação e conseqüência governa o curso de nossas variadas existências e cada vida é o resultado da anterior ...". "(...) Fazes boas obras para que pagues tuas dívidas ...".
" (...)Quem tem capital com que pagar, paga e sai bem nos negócios;quem não tem com que pagar, deve pagar com dor ...".
"(...) Para o indigno todas as portas estão fechadas, menos uma: a
do arrependimento...Pedi e dar-se-vos-á; golpeai e abrir-se-vos-á."
As 4 verdades budistas são a base de toda a doutrina búdica do
Nirvana. Elas são, diz o livro da Prajña-Pâramitâ:
1- A existência da dor
2- A produção da dor
3- A aniquilação da dor
4- O caminho da aniquilação da dor
Arcano V ( O Hierofante ou O Sacerdote sagrado )
Sentado num trono que fica entre dois pilares dos opostos, o hierofante faz o sinal da benção e da suprema autoridade com sua mão direita, na mão esquerda empunha a cruz patriarcal dos quatro elementos.
Vestido com vestes de um supremo pontífice, tem diante de
si dois padres ajoelhados, simbolizando as naturezas intelectuais e de desejo do homem.
Estudando o pentagrama analisaremos o homem que se levanta da trilha espiritual. Vemos a semelhança das pontas da estrela com braços, pernas e cabeça.
A Torá do Antigo Testamento é constituída do Pentateuco, os cinco livros de Moisés. Jesus com cinco pães alimentou quatro mil pessoas. Cinco cruzes são gravadas nas pedras dos altares como lembrança dos cinco estigmas. Para os autores medievais que tratam da simbólica, os cinco sentidos do homem se refletem nas cinco pétalas de inúmeras flores
Arcano VI ( Os amantes )
Na ilustração de um homem e uma mulher nus representam a alma masculina que é a alma humana (Copo Causual ou Manas Superior) e a alma espiritual que é feminina (Corpo Búdhico ou Budhi), pertencentes à Atman (o Espírito, o próprio Pai) que são advindas da Mônada, cada individuo tem 7 corpos (ver detalhadamente em Arcano VII).
O Anjo caracteriza o Atman em presença de sua alma masculina e feminina.
Para fazer o ‘‘casamento’’ dessas almas deve-se subir a kundalini do corpo budhico e a do corpo causal, a cerimônia ocorre nos mundos internos como uma cerimônia iniciática.
‘‘Quando transformardes o masculino e o feminino em um só, de forma que o masculino não seja masculino e o feminino não seja feminino,... Então entrareis no Reino de Deus.’’ (Evangelho de Tomas)
Da mesma maneira devem o varão e sua esposa se tornarem UM, na prática sagrada da Magia Sexual.
''Por isto, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá a sua mulher;e os dois serão uma só carne. Assim, já não são mais dois. Mas uma só carne. Portanto, não separe o homem o que Deus uniu.''(Mateus,C.19,V 5 e 6)
Vemos a árvore da alegoria de Adão e Eva atrás da mulher e atrás do homem uma árvore em chamas, símbolo da natureza intelectual-espiritual.
A montanha no centro indica ascensões mais elevadas que o par deve alcançar, representa também a própria montanha
iniciática.
Vemos o arcano 6 no sagrado símbolo O SELO DE SALOMÃO que é dado ao Iniciado que passa por provas muito difíceis no astral. Estudemos o símbolo:
Notamos 3 pontas para cima somado as 3 pontas para baixo, dando como resultado 6.
Arcano VII ( O Carro )
Numa armadura um guerreiro real viaja puxado por duas esfinges, uma escura e a outra branca, indicando as polaridades masculino e feminino, também pode ser entendido como as paixões que devem ser domadas com o bastão em mão, o bastão da vontade.
As muralhas ao fundo mostram que deixou para trás o mundo da forma para conhecer novas regiões (espirituais). No arcano 7 o iniciado recebe a Espada flamejante nos mundos internos, esta espada é puro sêmen transmutado.
No jardim dos prazeres da Alquimia encontramos a palavra VTRIOL(contem 7 letras), que vem a ser um acróstico da frase: Visita interiora terrae rectificatur invenies ocultum lapidum,
‘‘Visita o interior da terra o qual retificando encontrarás a pedra oculta’’.
Em seu livro Testamentum, Basílio Valentin assinala as excelentes propriedades e as raras virtudes do Vitriolo:
“É um notável e importante mineral a que nenhum outro na natureza poderia ser comparado, porque o Vitriol se familiariza com todos os demais metais mais que todas as demais coisas.
Alia-se intimamente com ele, pois de todos os demais metais pode obter-se um vitriol ou cristal, já que se conhecem como uma só e
a mesma coisa.
O vitriol é preferível aos outros minerais e deve conceder-se-lhe o primeiro lugar depois dos metais. Pois embora todos os metais
e minerais estejam dotados de grandes virtudes, o vitriol é o
único suficiente para fazer-se a Bendita Pedra, o que nenhum outro no mundo poderia conseguir por si só.
A este propósito digo que é preciso que imprimas vivamente este
argumento em teu espírito, que dirijas por inteiro teus pensamentos ao vitriol metálico e que recorde que confiei-te este
conhecimento, de que se pode de Marte (homem) e Vênus
(mulher) fazer um magnífico vitriol, no qual os três princípios se encontrem e que servem para o nascimento e produção de nossa
Pedra” (Moradas Filosofais. Págs. 483 e 484).
Na terra filosófica (organismo humano) encontraremos a pedra filosofal (sexo).
Quando Jesus disse a Pedro: ‘‘ Pedro tu és pedra’’, como
grande alquimista e ocultista que Jesus é, quis dizer Ele, que Pedro tinha o segredo da pedra filosofal, o próprio nome Pedro tem origem do nome pedra.
E quando disse Jesus ‘‘Sobre esta pedra erguei a minha igreja’’, quis dizer Ele que a base de sua igreja deveria ser a Alquimia Sexual. São Pedro tem a chave do céu, do paraíso, e a
chave é a Alquimia Sexual. Vemos que Constantino junto dos cleros utilizam a interpretação literal deste trecho bíblico para dar sustentação e criação da Igreja Católica, que não fez outra coisa
senão adulterar a doutrina de Jesus afim de dar apoio aos dogmas para manter a integridade da igreja e assim fortificar o império romano que estava em crise.Arcano VIII ( A Justiça )
Figura da justiça sentada entre dois pilares das polaridades opostas. Com os olhos desvendados, retrata-se a justiça divina já que a justiça dos homens é cega.
A espada é símbolo de sua severidade, a justiça divina julgará cada um pelos seus atos, a balança significa que temos que pendê- la ao nosso favor fazendo boas obras para anular o karma.
‘‘ Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois quilo que o homem semeia, isso também colherá.’’Gálatas, 6:7.
As estrelas de oito pontas da arte romana, as rosáceas com oito pétalas e a cruz de malta com oito braços têm o mesmo significado. O budismo repousa sobre o “caminho com oito direções” e o oito é, na China, a assinatura da ordem e da harmonia das coisas. É assim que a rosa dos ventos indica as oito direções, enquanto o Buda se mantém no centro do lótus de oito pétalas ou no cubo da roda de oito raios, do mesmo modo que existem oito caminhos para seguir o Tao.
Arcano IX ( O Eremita )
Sobre uma montanha coberta de gelo, solitário, o eremita segura a lamparina do Espírito e apóia-se sobre o cajado da intuição. Ele não é mais um homem mundano, agora está junto aos deuses. Aquele que quer a Iniciação deve segui-lo, um caminho bastante solitário e difícil.
"Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem" (Mateus 7: 13- 14).
A porta estreita é o caminho do Sexo, onde há de fazer subir as kundalinis.
Disse Jesus: ‘‘De mil que me buscam, um me acha; de mil que me acha um me segue e de mil que me segue um é meu.’’
Nove é o número do nascimento, por nove meses a mãe carrega seu filho no ventre. Também diz respeito ao nascimento espiritual, pois na nona esfera (nono ciclo dandesco), o eu psicológico se torna poeira cósmica por tal densidade criada pela própria natureza para dissolver o mal. E não se nasce sem morrer, nas praticas alquímicas o ego é queimado como se queima um demônio com sal e enxofre.
O povo casto e eleito de Deus tem como marca o número 144000 imaculados que diz o livro do Apocalipse, que é senão o número
9(1+4+4+0+0+0=9).
Os 1444 mil imaculados são os que serão salvos, aqueles que praticam a Alquimia Sexual.
Veremos então o estudo cabalístico das seguinte imagem:
Nosso número além de simbólico é mágico, pois sempre volta a si mesmo.Vejamos: 9x1=9; 9x2=18 (1+8=9); 9x3=27 (2+7=9); 9x4=36 (3+6=9); 9x5=45(4+5=9)
Arcano X ( A Roda da Fortuna )
A roda da fortuna é uma clara referencia ao ciclos de encarnação, vemos a figura de Anúbis, o supremo juiz do tribunal de justiça cósmica. É dado a cada essência 3 mil ciclos de 108 vidas, a cada 108 vidas se a alma da Mônada não atingiu o seu retorno, ela terá de involuir nos ciclos infernais dantescos, passando para animal, vegetal e mineral e depois evoluir para vegetal, animal ate chegar o estado humano novamente, iniciando um novo ciclo.
O nascer e morrer inconsciente é conhecido dos orientais como
roda do Samsara, temos que nos libertar dos ciclos cegos de encarnações e voltar a Mônada.
O dez é o símbolo da realização e da perfeição que remete à unidade primordial. É a tetraktys dos pitagóricos que se resolve sempre no Um. Podemos somar 1 + 2 + 3 + 4 = 10, e este nos dá, segundo a aritmologia, 1 + 0 = 1. O mesmo ocorre com a soma de todos os elementos do 10, que dá: 1 + 2 + 3 + 4 + 5 + 6 + 8+ 9 +
10 = 55 e se reduz a 5 + 5 = 10 e 1 + 0 = 1. Além disso, se somarmos os quatro primeiros números do seguinte modo: (1 + 2)
+ (3 + 4), perceberemos que o 10 é também a soma dos dois
primeiros pares masculino-feminino e que é, portanto, um duplo andrógino, o que o reconecta ao quatro como unidade da manifestação.
De todos os modos que considerarmos, o dez representa ao mesmo tempo o Todo e o Um, o Um-todas-as- coisas sobre o qual tanto refletiram os últimos neoplatônicos da Antiguidade,
conceito que foi amplamente retomado pela meditação alquímica.
Esse conceito foi tão rico que o filósofo matemático Nicômaco denomina o Dez, no primeiro século de nossa era, com o nome de Pan (Todo), pois “serviu de medida para o Todo como o
esquadro e o prumo nas mãos Daquele que tudo ordenou”.
No judaísmo, nesse mesmo sentido de revelação do divino ou de seus poderes, encontram-se os Dez Mandamentos entregues a Moisés e as dez pragas do Egito que permitiram a fuga dos hebreus, enquanto que o Templo construído por Salomão tem a necessidade de dez véus para ocultar o Santo dos Santos. Do ponto de vista esotérico, considera-se, enfim, que os dez sefirot
da Cabala são como uma árvore invertida que tem suas raízes no céu e sua copa na terra, de acordo com os dez nomes misteriosos de Deus.
Os 10 mandamentos de Deus são:
1°) AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS (Ex 20,2-5)
"Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forcas" (Dt 6,5).
"Adorarás o Senhor teu Deus" (MT 4,10).
2°) NÃO TOMAR SEU SANTO NOME EM VÃO (Ex 20,7)
"Senhor nosso Deus, quão poderoso é teu nome em toda a terra"( Sl 8.11).
3°) GUARDAR DOMINGOS E FESTAS DE GUARDA (Ex
20,8-11)
"Guardarás o dia de sábado para santificá-lo"( Dt 5,12).
4°) HONRAR PAI E MÃE (Ex 20,12)
"Honra teu pai e tua mãe"(principalmente o Pai Celestial e a Mãe
Divina)(Dt 5.I6; Mc 7,8).
5°) NÃO MATAR (Ex 20,13)
"Deus tem em seu poder a alma de todo ser vivo e o espírito de todo homem carnal" ( Jó 12,10).
6°) NÃO PECAR CONTRA A CASTIDADE (Ex 20,14)
Entre os pecados gravemente contrários a castidade é preciso citar
a masturbação, a fornicação, a pornografia e as práticas homossexuais.
7°) NÃO ROUBAR (Ex 20,15)
"Não roubarás"(Dt 5,19). "Nem os ladrões, nem os avarentos... nem os injuriosos herdarão o Reino de Deus"(1Cor 6,10).
8°) NÃO LEVANTAR FALSO TESTEMUNHO (Ex 20,16)
‘‘Revestiram-se do homem novo, criado segundo Deus na justiça
e santidade da verdade" (Ef 4, 24).
9°) NÃO DESEJAR A MULHER DO PRÓXIMO (Ex 20,17)
"Todo aquele que olha para uma mulher com desejo libidinoso já cometeu adultério com ela em seu coração" ( Mt 5,28).
10°) NÃO COBIÇAR AS COISAS ALHEIAS (Ex 20,17)
"Onde está teu tesouro, aí estará teu coração"( Mt 6,21).
continua
Nenhum comentário:
Postar um comentário